11 96076 0117

Piso vinilico para academia – o ideal para seu projeto

foto piso vinílico para academia

A procura por uma rotina saudável vem cada vez mais tomando espaço no dia a dia do brasileiro. E a academia tornou-se peça importante nessa mudança do estilo de vida. Por conta disso é necessário entender porque o piso vinílico para academia vai melhor favorecer seu projeto. 

Dentre uma grande variedade de pisos existentes no mercado, muitas vezes é difícil definir qual a opção ideal para o seu tipo de projeto.

Mas nesse artigo vamos dar algumas dicas sobre o piso vinílico e porque ele é a escolha perfeita. 

 A resistência do piso vinílico 

O que faz o piso vinílico ser uma escolha acertada em qualquer tipo de projeto para academia é sua resistência.  Com o fluxo de pessoas se exercitando constantemente no ambiente é preciso que o piso possa aguentar toda a carga. 

De acordo com a norma europeia classificatória – EN 685 –  o piso vinílico escolhido deve pelo menos estar na categoria comercial 33 – para pisos em locais com alto tráfego.

A forma correta de se observar qual opção de vinílico se encaixa melhor na norma é ficar atento à capa de uso – espessura da camada superior – do piso. Quanto mais espesso, melhor para as áreas de tráfego elevado.

Por contar com uma diferentes possibilidades de qualidades, os pisos vinílicos são altamente recomendados para qualquer área da academia, exceto:

  • locais abertos;
  • perto de piscinas;
  • áreas de pesos livres. 

Nesses locais a recomendação é que sejam utilizados pisos emborrachados para maior segurança dos frequentadores. 

O piso vinílico não interfere na acústica da academia 

Não é nenhuma surpresa que academias possam ser locais com alto índice de ruído. Contudo isso não quer dizer que algumas medidas possam ser tomadas para diminuir o excesso de ruídos. 

Diversas academias oferecem aulas de yoga e pilates, e essas atividades exigem que certos ruídos não atrapalhem o andamento das aulas. 

É nesse sentido que o piso vinílico leva uma grande vantagem diante outros disponíveis no mercado.

Sua constituição tende a absorver e diminuir a reverberação das ondas sonoras. O que cria um ambiente mais confortável em termos de ruídos. 

Para um lugar  como as academias,  onde os frequentadores estão elevando a temperatura corporal de forma constante, um piso que seja atérmico oferece um melhor conforto. E o vinílico conta com tal característica. 

O vinílico trabalha para equilibrar a temperatura do ambiente, sendo assim não permite que o local superaqueça e cause o aumento do calor corporal dos frequentadores. 

A diversidade no design do vinílico 

Assim como as questões técnicas que influenciam na escolha do piso ideal, o design também é um ponto importante no delineamento de cada projeto.  

A variedade de cores e estilos  que o piso vinílico oferece em acabamento é a cereja do bolo em qualquer proposta visual. 

Se sua intenção é algo clean, os vinílicos possuem diferentes estampas de madeiras. Contudo se você busca algo mais rústico, o vinílico é capaz de imitar com perfeição estampas de pedras.

O vinílico também é variado em cores, trazendo um ar mais divertido ou até mesmo servindo como sinalização para os ambientes da academia. 

O piso vinílico para academia facilita a higienização 

As academias são locais que inevitavelmente o assunto higienização é um ponto de grande atenção. Com o fluxo de pessoas utilizando as dependências e os equipamentos é preciso manter tudo o mais higienizado possível e de forma prática. 

 O piso vinílico tem antes de mais nada a praticidade de fácil limpeza como aliado na rotina diária da academia. Basta um pouco de água, detergente e um pano de chão ou esfregão de pano.

Não é necessário o uso de produtos químicos fortes, como os a  base de solventes. Evite também uma limpeza com excesso de água pois pode danificar o piso.  Não use qualquer tipo de cera, existem específicas para piso vinílico.

O vinílio é um piso com uma longa durabilidade comprovada e seguindo as dicas básicas de limpeza você está preservando essa característica primordial.

Além de todas as outras características, que nesse ponto já devem ter convencido você a utilizar o piso vinílico em seu projeto, ele também é de fácil instalação. Não será o piso que vai atrasar o andamento da sua obra ! 


O que achou do nosso artigo sobre o uso do piso vinílico para academia ? Encontrou a solução ideal para o seu projeto, certo? Agora que já entende melhor sobre o assunto, é preciso encontrar a empresa ideal para comprar o seu piso… E nós somos o que você procura!