11 96193-0867

Rodapé – Qual a melhor opção de rodapé?

rodapé

Não é somente a escolha do tipo de piso que você vai utilizar em seu projeto que faz parte do seu planejamento, o piso é sim de fato o passo mais importante do projeto, porém não é o único, o acabamento também precisa de toda a atenção possível, como o tipo de rodapé que irá ser usado no final de tudo.

É importante saber que não existe um único tipo de rodapé, assim como não há um único tipo de piso, temos os vinílicos, laminados, os pisos tradicionais e pisos frios, os rodapés também acompanham uma grande variação em tipos, seja em relação ao material de fabricação ou em relação ao tipo de material utilizado na sua fabricação.

Mas se esse assunto ainda é nebuloso ou você ainda está com dificuldades para entender melhor os tipos de rodapé, trouxemos este novo artigo para te ajudar a conhecer mais sobre eles e tentar esclarecer qual o melhor para seu projeto.

Saiba mais sobre todos os tipos de rodapé

Como já começamos acima, temos mais de um tipo de rodapé disponível no mercado, sendo separados por tipo de instalação e materiais de fabricação. E para facilitar a sua escolha trouxemos um pouco mais sobre esses diferentes tipos de rodapé.

Rodapé Sobreposto

Conhecido como convencional ou sobreposto, esse tipo de rodapé é amplamente utilizado por conta de sua fácil instalação, não precisa de nenhum quebra-quebra, basta colocar o rodapé por cima da parede e fixá-lo, sempre seguindo as instruções do fabricante que irá definir qual tipo de material podemos utilizar para realizar essa fixação.

Outro fator interessante sobre o rodapé sobreposto é que além do acabamento refinado, esse tipo de rodapé também evita que apareçam espaços entre o piso e a parede conforme a dilatação dos materiais.

Rodapé Embutido

Já os rodapés embutidos, como o nome já sugere, são instalados em conjunto com a parede e não de forma sobreposta, o que faz com que o rodapé fique no mesmo nível da parede.

Ou seja, o que irá diferenciar a parede por completo do rodapé está somente na cor e material.

Rodapé Invertido

O rodapé invertido por sua vez é o menos comum entre os modelos, porém é o que possui um maior toque de modernidade. Pois o rodapé invertido é instalado para dentro da parede criando um espaço entre ele e o piso.

Esse modelo cria a sensação que o rodapé está flutuando em relação ao chão e por conta desse espaço negativo criando, muitos designers investem em uma iluminação nesse espaço. É o acabamento menos convencional entre os três tipos de rodapé.

Estes são os modelos de rodapé quando falamos do tipo de instalação e o resultado final que buscamos visualmente falando. Mas como também dissemos a uma diferença entre os rodapés em seus materiais de fabricação, por isso também trouxemos os materiais mais usados para essa função.

Gesso

Os rodapés de gesso são a escolha mais clássica e barata porém mais frágil também. O gesso apesar de ser um material com custo menor que algumas das outras opções é muito mais frágil e fácil de estragar que os rodapés fabricados em outros tipos de materiais.

Proporcionam um acabamento bonito porém muito suscetível a quebrar com impactos e estragar com a presença de umidade.

Cerâmica

Os rodapés fabricados em cerâmica são considerados modelos mais artesanais e facilmente personalizáveis, porém o material não está na lista dos mais resistentes. E assim como os rodapés de gesso, os de cerâmica também são mais frágeis e propensos a estragaram com mais facilidade.

O resultado do rodapé de cerâmica é muito bonito e elegante mas nada resistente e prático.

Madeira

O rodapé de madeira é considerado um dos maiores clássicos do Brasil porém apesar disso são rodapés considerados muito caros e de difícil instalação, o que cada vez mais tornam seus substitutos mais atrativos.

Outro ponto importante que vale ressaltar sobre esse tipo de rodapé é que a madeira não tem resistência alguma a água e umidade, portanto são modelos de rodapé que de forma alguma podem ser instalados em locais úmidos. Porém nada disso tira de fato a beleza do rodapé de madeira.

MDF

O rodapé de MDF é o principal substituto que o mercado encontrou para substituir os rodapés de madeira, e não é só isso, os fabricados em MDF se tornaram o modelo mais convencional e vendido no mercado.

O MDF é um tipo de madeira reconstituída com resina sintética e alguns aditivos, para melhorar a resistência do material em geral. São a melhor opção em relação ao custo-benefício.

São o material com a maior durabilidade, porém como são feitos com base em madeira também não são resistentes a umidade e devem ser evitados em ambientes com propensão para isso.

Poliestireno

Já o poliestireno é o material mais sustentável e o principal é altamente resistente a água e umidade. São muito versáteis e por conta de suas características estão na lista dos mais vendidos do mercado

Outro ponto positivo sobre o rodapé de poliestireno é sua fácil instalação, apesar de ser menos variado em visual, sua durabilidade, resistência e instalação são pontos cruciais para quem busca um rodapé de qualidade.

Temos também no mercado algumas variações de rodapés que são fabricados EVA e PVC.

rodapé de gesso

Foto rodapé de gesso

Qual a melhor opção de rodapé?

Mas a pergunta que não quer calar é qual é a melhor opção de rodapé? Bom, a melhor opção de rodapé é a que melhor se encaixa com o tipo de acabamento que seu projeto e gosto pessoal exige.

Se você busca um rodapé que seja fácil de instalar e muito resistente, você já pode ler que a melhor opção de instalação são os rodapés sobrepostos e fabricados em MDF ou Poliestireno.

Mas se você busca algo ultra moderno e muito diferenciado, optar por um rodapé invertido pode ser a melhor escolha para você.

Podemos cravar aqui que a melhor escolha de rodapé são os com instalação x e material de fabricação y, porém se o resultado que você espera do seu acabamento não for o que a combinação entrega no final das contas não importa o quão bonito e prático ficou, não era o que buscava.

Porém é claro que se mesmo diante a todas essas opções você não tem um plano definido para o que gostaria como acabamento do projeto ou não entende nada sobre o assunto e não busca entender mais, você sempre pode contar com nossa consultoria. Contamos com profissionais especializados no assunto.


O que achou do nosso artigo sobre qual a melhor opção de rodapé? Encontrou a solução ideal para o seu projeto, certo? Agora que já entende melhor sobre o assunto, é preciso encontrar a empresa ideal para comprar o seu piso… E nós somos o que você procura!

Até o próximo artigo!

Regiões de Atendimento - Pisos Vinílicos